A Airbus confirmou que a entrada em serviço de seu avião gigante A380 só acontecerá no segundo semestre do ano que vem e não no primeiro, como estava previsto, mas se nega a comentar se isso o obrigará a indenizar as companhias aéreas que encomendaram o aparelho.
?Não comentamos? a existência de multas por uma entrega dos aparelhos mais tarde do que o fixado nos contratos, já que o conteúdo de cada contrato é confidencial, assim como as negociações com as companhias aéreas, explicou um porta-voz da empresa. No primeiro vôo de teste do A380, em 27 de abril passado, a empresa já anunciou que a entrada em serviço do avião, com capacidade para 555 passageiros em sua versão standard, acontecerá finalmente na segunda metade de 2006.
A Singapore Airlines, que é a primeira companhia aérea que contará com o A380 em sua frota, informa agora que programa sua utilização para o último trimestre de 2006, em vez de em meados do ano, como estava previsto.
A companhia já recebeu cerca de 10 mil pedidos de informação sobre como embarcar no primeiro vôo comercial do avião gigante, que tem capacidade para entre 480 e 800 passageiros, segundo as versões.
A Singapore Airlines, diante da enorme expectativa gerada pelo ?batismo? comercial do A380, pediu que a Airbus reduza ao máximo o atraso. A companhia pretende que o avião gigante cubra o trajeto Londres-Cingapura-Sydney, embora antes irá efetuar vôos em linhas regionais com destino a Tailândia e Vietnã.
Além da Singapore Airlines também pretendem colocar em serviço os A380 em 2006 as companhias Qantas e Emirates, que figuram entre as 15 companhias aéreas que já fizeram 154 pedidos, dos quais 144 fixado definitivamente, por um valor global de cerca de 42 bilhões de dólares.