A Agência Internacional de Energia (AIE) aumentou a estimativa sobre a quantidade de petróleo bruto da Líbia que está fora do mercado em razão da crise política no país. Porém, a AIE reiterou que as refinarias europeias parecem ter petróleo suficiente, pelo menos por algum tempo. Segundo a agência, entre 850 mil e 1 milhão de barris por dia de petróleo da Líbia estão fora do mercado no momento. Normalmente, a Líbia produz cerca de 1,6 milhão de barris de petróleo por dia, pouco menos de 2% da produção global.
Na semana passada, a AIE havia calculado que entre 500 mil e 750 mil barris por dia estavam fora do mercado. Na ocasião, a agência foi contra uma liberação emergencial dos estoques estratégicos de seus países membros, argumentando que o mercado poderia responder aos problemas sem uma medida extraordinária dos governos.
As refinarias europeias parecem ter estoques grandes “até ao menos o fim de março”, disse a AIE. “Atualmente, os mercados de petróleo bruto na Europa não são vistos como apertados; a demanda está relativamente baixa em razão do período de manutenções de larga escala nas refinarias”, acrescentou.
A AIE também afirmou que está monitorando os acontecimentos relacionados à produção e as instalações de exportação, mas observou que as informações estão incompletas em razão da falta de comunicação e de funcionários. Além disso, a AIE citou “relatos conflitantes” sobre o efeito dos ventos sobre as atividades portuárias na Líbia. As informações são da Dow Jones.