A rede de perfumaria e cosméticos Água de Cheiro está expandindo a marca no Brasil, e aposta no Sul para esse crescimento. Das 702 lojas da marca, 62 estão no Sul, e a meta é atingir 100 lojas até 2005. Com um faturamento em vendas que atinge R$ 80 milhões/ano – cerca de seis milhões de unidades, sendo 58% perfumaria -, a Água de Cheiro também está apostando no mercado externo, e quer aumentar de 2% para 10% as exportações em dois anos.

Para atingir essas metas, a empresa mineira criada em 1976, iniciou no ano passado um processo de reestruturação de seu modelo de gestão. Nesse sentido, além do nome, nada mais lembra a corporação anterior, e as mudanças atingiram desde as embalagens, frascaria dos produtos e layout das lojas. As tradicionais cores que puxavam para o lilás, foram substituídas por tons de azul e prata. De acordo com o diretor geral da Água de Cheiro, Ricardo Pimenta, que esteve ontem em Curitiba, foram investidos R$ 500,00 mil na revitalização da marca, “e todas as mudanças são resultado de uma análise mercadológica, que passa necessariamente pelo desejo e comportamento do consumidor”.

Com esses investimentos a Água de Cheiro quer fechar o ano de 2002 com um crescimento de até 15%. “E isso será plenamente possível, pois só em outubro registramos um aumento de quase 100% nas vendas, comparado com o mesmo período do ano passado”, revelou Pimenta. O final de ano também deverá ser um grande filão, aposta o diretor. Por isso, além dos lançamentos voltados para os adolescentes – Click Up Collection -, a Água de Cheiro já colocou no mercado dez opções de kits com produtos e brindes, que deverão ser boas opções de presentes para o Natal. “Os produtos já estão nas lojas para que as pessoas possam olhar antecipadamente antes de decidir na hora de comprar”, revela Ricardo Pimenta.

Diferencial

Em 2001 o mercado de cosméticos no Brasil movimentou R$ 1,89 bilhões, com crescimento de 14,8% em relação ao mercado anterior. Nesse ano, o segmento já alcançou 11,63% nas vendas a mais que no ano passado. As mulheres são responsáveis por 65% do consumo dos produtos elaborados pela indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria.

A Água de Cheiro acredita que 75% dos consumidores de perfumes da marca são mulheres, e 25% homens, “apesar que esses números podem não representar a realidade, pois existem muitas mulheres que usam produtos masculinos. Um costume que começou no Brasil e hoje é tendência mundial”, comentou o diretor.

Franquias

O processo de reformulação da empresa também atingiu os franqueados. A estratégia de captação passou a ser mais agressiva, e o perfil do futuro franqueado mais exigente. “Hoje para ser um franqueado da rede, é importante que a pessoa tenha capital para o empreendimento, isso porque não é interesse para a empresa e para o franqueado abrir um loja e após seis meses ver as portas se fecharem”, afirmou a gerente de franquia, Jussara Duarte.

Outra mudança que veio com a reestruturação da empresa foi o fim de lojas mistas, e até o final deste ano todos os franqueados que atuavam nesse segmento deverão oferecer exclusivamente os produtos da marca Água de Cheiro. O investimento para a abertura de uma loja é cerca de R$ 60 mil, incluindo a infra-estrutura. O prazo médio de retorno do investimento é de 36 meses. Desde o início da semana dois pontos do Água de Cheiro foram inauguradas em Curitiba: um quiosque no Shopping Total, no bairro do Portão, e um loja na Galeria Suíça, no centro da cidade.

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