Parte da produção de mais de 50 famílias que moram em assentamentos rurais no Paraná já pode ser encontrada no Mercado Municipal de Curitiba. Desde ontem, a Cooperativa Central da Reforma Agrária começou a comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos no local. O espaço foi sedido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento por um período de 60 dias, mas eles pretendem conseguir uma área permanente.
Podem ser encontrados arroz, feijão, café, bolos, bolachas, mel, doces, sabão, sucos e artesanato. Segundo a presidente da cooperativa, Martina Unterberger, os produtos são provenientes de diversos assentamentos de trabalhadores rurais da Lapa, Bituruna, São Jerônimo da Serra, Piabiru, Paranacity, Antonina, Querência do Norte e Monte Castelo. Nos próximos dias chegarão ainda produtos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Martina comentou que hoje os assentados vendem a produção diretamente ao consumidor nos municípios, mas esse espaço servirá como uma vitrine para expandir as vendas.
?É uma forma de mostrar que a reforma agrária dá certo, e que a luta das famílias por um pedaço de terra é para isso aí, a produção?, falou. O Box 59, onde os produtos da reforma agrária estão sendo comercializados, é um espaço que a secretaria definiu como incubadora, e que servirá para abrigar outras experiências de produção. Mas, segundo Martina, eles pretendem conquistar um lugar fixo no Mercado Municipal para vender os produtos.
