A Secretaria de Estado da Agricultura, através da Emater-PR, e a Sonae Distribuição Brasil S.A lançam no mês que vem o Clube do Produtor. Trata-se de uma parceria que pretende transformar os agricultores familiares em fornecedores de produtos diferenciados para a rede Sonae de supermercados. A medida visa eliminar intermediários na comercialização com os pequenos agricultores, aumentar a renda das famílias rurais, bem como acompanhar o seu desenvolvimento. Cerca de 150 agricultores do Estado deverão estar em Curitiba para participar de uma reunião com representantes do grupo.
O Clube do Produtor é uma iniciativa que o Grupo Sonae já vem colocando em prática em Portugal com muito êxito e agora chega ao Brasil. Mais de 200 agricultores já estão associados ao Clube em todo o Paraná. Eles devem fornecer frutas, hortaliças, carnes, conservas, doces, embutidos e mel, entre outros produtos, para os supermercados da rede Sonae (Mercadorama e BIG).
À Emater-PR caberá a responsabilidade de indicar os produtores de destaque nas áreas que interessam aos supermercados e fornecer a assistência técnica necessária para que os agricultores possam oferecer produtos dentro dos padrões exigidos pelo Grupo Sonae. O produtor assinará um contrato onde concordará em desenvolver a agricultura sem agredir o meio ambiente, produzir dentro dos padrões da rede e ainda manter seus filhos na escola.
Vantagens
A grande vantagem desta parceria é que as lojas poderão ter produtos de qualidade, muitos deles artesanais e regionalizados. Como os participantes do Clube serão acompanhados pelos técnicos, será mais fácil controlar o processo de produção desde a escolha da matéria-prima até o produto final. Com o Clube também será desenvolvido um trabalho de responsabilidade social, já que a venda desta produção vai incentivar pequenos grupos de agricultores familiares. A qualidade dos produtos será avaliada conforme os procedimentos já estabelecidos pelo Grupo Sonae. Todos os padrões serão baseados nas normas do ?Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura?.
Os associados do Clube devem entregar sua produção em 34 lojas do Big e Mercadorama em todo o Estado. Os produtos deverão ter destaque nas lojas, apresentando o selo ?Direto do Produtor? e informações sobre sua origem. Segundo representantes do Grupo Sonae, com a eliminação dos atravessadores, a renda dos agricultores pode aumentar em até 50%. O acompanhamento dos produtores, deve servir também para que os técnicos estimulem o agricultor familiar a diversificar e aprimorar sua produção agropecuária. A cada final de ano será concedido um prêmio aos produtores que se destacarem neste projeto.