O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou nesta sexta-feira (25), em Curitiba, da abertura da assembleia da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep). Ortigara falou do plano de governo previsto para ser executado nos próximos quatro anos e que tem como um dos pilares o atendimento à agricultura familiar.

continua após a publicidade

Ele detalhou os quatro principais itens que norteiam a política a ser executada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, enfatizando a necessidade de melhorar a vida no meio rural, a infraestrutura para escoar melhor a produção, a competitividade da produção paranaense e, por fim, melhor distribuição da produção para atender o pleno abastecimento.

Ortigara falou ainda de alguns desafios que devem ser enfrentados em sua gestão, como a questão do pedágio, que ele considera “caríssimo” no Paraná, com tarifas que a agricultura não suporta. Mas lembrou que a negociação em torno das tarifas do pedágio será conduzida num clima de legalidade.

Destacou o compromisso do governo de recompor os quadros da Emater, com a contratação de mais de 400 profissionais para melhorar o atendimento ao produtor rural. O secretário disse ainda que vai precisar da contribuição da Fetaep para enfrentar o desafio da mecanização da colheita da cana-de-açúcar, que deverá substituir totalmente a colheita manual até 2014. Cada máquina desativada daqui para frente desemprega em torno de 80 a 90 trabalhadores, calculou.

continua após a publicidade

A assembleia foi conduzida pelo presidente da entidade, Ademir Mueller. Eestavam presentes todas as lideranças sindicais rurais vinculadas à Fetaep, o secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, e o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann.

O diretor da Fetaep Mario Plefka entregou um documento ao secretário solicitando providências para evitar a queda nos preços da batata, cebola e feijão, que está causando prejuízos ao pequeno produtor. Plefka pediu ainda que o secretário avalie medidas para levar o Ministério da Agricultura a ampliar o volume de feijão que está comprando no Paraná. Ortigara comprometeu-se a tratar do assunto.

continua após a publicidade