As 252 Agências do Trabalhador abriram, nesta quarta-feira (26), 21.558 oportunidades de emprego no Paraná. Este é o melhor resultado dos últimos 33 anos para janeiro e supera em 36% o número de ofertas disponíveis no mesmo período de 2009, quando existiam 15.858 vagas. Os setores da indústria, do comércio, da construção civil e de serviços são os que mais abrem novos postos.
Mais da metade das vagas não exige experiência, lembra o secretário do Trabalho e Emprego, Luiz Claudio Romanelli. “Esta é a oportunidade de quem nunca trabalhou ou para aqueles que desejam mudar de função. Existem também ofertas com bons salários para profissionais como gerentes, açougueiros, vendedores e marceneiros. Na construção civil também há muitas vagas, com ótimas remunerações”.
Cadastro
A orientação da Secretaria Estadual do Trabalho é para que os candidatos façam o pré-cadastro, a consulta e a reserva de vagas pelo site www.setp.pr.gov.br. Outra dica, é procurar as Agências do Trabalhador no período da tarde, quando o movimento é menor. Todos os serviços do Sistema Público de Emprego são gratuitos.
Romanelli afirma que, neste início de ano, houve aumento significativo de trabalhadores a procura de emprego e também de empregadores em busca de mão de obra. Para ele, este é um momento favorável, já que a economia está aquecida no Paraná. “O Governo Estadual irá impulsionar ainda mais as contratações, com novas medidas que estão em andamento. A ampliação de atendimento e a inovação dos serviços on-line são alguns exemplos”.
Cidades
Curitiba é responsável por 7.616, das 21.558 vagas disponíveis no Estado. Em Londrina, são 1.902 ofertas e em Maringá, 1.217. Em Cascavel existem 796 oportunidades e São José dos Pinhais, 780. Umuarama está com 723 vagas abertas, em seguida estão Pinhais (437), Ponta Grossa (426), Araucária (372) e Toledo (302).