Brasília (ABr) – Para acabar com as filas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência estuda ampliar o horário de funcionamento das 1.136 agências no País. Hoje, o atendimento é feito das 8h às 14 h e a proposta é estender o atendimento até as 18 h.
?O que se pretende é fazer com que aquelas unidades em que o INSS tenha capacidade e recursos humanos suficientes para ampliar o horário de atendimento, jogar parte da demanda para o período da tarde, aliviando o processamento dos computadores centrais na parte da manhã?, afirma o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão. Segundo ele, algumas agências em grandes centros urbanos poderão ter novo horário de atendimento até dezembro.
Além disso, a Dataprev estuda melhorar a capacidade de processamento de dados do órgão. Segundo Simão, as mudanças no atendimento do INSS começarão a ser implantadas em dezembro. Para alcançar essa meta, segundo Simão, será necessário ?ampliar a capacidade de processamento dos sistemas operacionais, balancear a demanda para que o processamento não esteja concentrado em horários de pico e transferir pelo menos parte dos requerimentos para canais alternativos como a internet?. Também serão realizados concursos públicos para peritos médicos e servidores técnicos e analistas. Com isso, Simão aposta no aumento da capacidade de atendimento do INSS.
A partir de dezembro deste ano, as agências da Previdência Social começarão a receber os novos computadores e impressoras. Dos 27 mil computadores comprados, 16 mil serão entregues ainda neste ano e 11 mil em 2006. Das nove mil impressoras adquiridas, três mil serão entregues em 2005 e seis mil no próximo ano. A aquisição dos novos equipamentos faz parte do planejamento estratégico da Previdência Social, que tem como principais objetivos melhorar o atendimento, reduzir as filas e combater as fraudes contra o INSS.