Agência japonesa dá grau de investimento ao Brasil

A agência de classificação de risco Japan Credit Rating (JCR) elevou a nota (rating) da dívida de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil para "BBB-" e a nota da dívida de longo prazo em moeda local para BBB. Os ratings têm grau de investimento. A perspectiva é estável.

As três principais agências de classificação de risco do mundo (Standard & Poor´s, Fitch Ratings e Moody´s), contudo, ainda não conferiram o status de grau de investimento ao Brasil.

Segundo a JCR, "os ratings refletem primariamente a perspectiva de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai levar adiante suas iniciativas de reforma durante seu segundo mandato, com base na força da estabilidade política, a manutenção, pelo país, de um superávit primário e a melhora da estrutura de sua dívida, uma política cambial flexível, que conteve a inflação e estabilizou o câmbio e um balanço externo melhor, apoiado por um superávit em conta corrente sustentado e uma dívida externa reduzida".

A agência disse que os ratings "são limitados por fatores estruturais, tais como pobreza e disparidade de renda, investimento fraco e um mercado de mão-de-obra rígido, que mantêm o crescimento econômico do país em ritmo mais lento. Embora o déficit fiscal e a dívida do setor público estejam em tendência de baixa, a JCR considera que uma melhora adicional é necessária em ambas as áreas". O comunicado da JCR em inglês está disponível em http://www.jcr.co.jp/english/.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo