De janeiro a novembro deste ano, 101.462 paranaenses conseguiram emprego com carteira assinada por meio das Agências do Trabalhador. Destes, 55% são do sexo masculino e 45% são mulheres. Os jovens de até 24 anos de idade representam a maioria dos trabalhadores: 39,9%. Em relação à escolaridade, 32% dos contratados possuem o ensino médio completo. Os dados são da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Sets).
No mesmo período, os empreendimentos do Paraná que são parceiros da Agência do Trabalhador abriram 267,9 mil vagas de emprego no mercado formal. Cerca de 70% das ofertas não exigem experiência dos candidatos, criando a oportunidade do primeiro emprego.
Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, a meta do Governo do Estado é possibilitar o preenchimento das vagas já existentes e impulsionar a abertura de novas oportunidades. “É nosso dever facilitar o encontro entre trabalhadores e empregadores. Uma das ações é o diálogo com as empresas, para que não exijam experiência dos candidatos”, destaca.
Para a coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da Secretaria do Trabalho, Ângela Carstens, o trabalhador está mais exigente devido ao grande número de ofertas de emprego no Paraná. “Percebemos que as vagas mais difíceis de preencher são aquelas com baixos salários ou jornada estendida de trabalho como, por exemplo, expediente aos finais de semana, que nem sempre são atrativas”, explica.
ATENDIMENTO – Além da intermediação ao mercado de trabalho, as Agências do Trabalhador oferecem serviços gratuitos como habilitação do seguro-desemprego e cursos de qualificação profissional. A rede é formada por 223 postos de atendimento e está presente em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Em Curitiba, a Sets tem a gestão da agência central, enquanto a prefeitura administra 7 postos nas ruas da cidadania.
A secretaria conta ainda com 18 regionais para apoiar e supervisionar os municípios em todo o Paraná. Em 2012, foram adquiridos e entregues 20 veículos para suporte das atividades nos escritórios. Até o final do ano, serão adquiridos mais 22 veículos, 460 equipamentos de informática e 5,5 mil peças de uniforme para as agências – recursos de cerca de R$ 1,3 milhão