A Agência do Trabalhador de Curitiba inicia 2013 com a oferta de 5,4 mil vagas de emprego no mercado formal, em todos os setores da economia – indústria, comércio, construção civil e prestação de serviços. As funções ligadas a alimentação, como em restaurantes e lanchonetes, são as que possuem maior número de vagas abertas.
Para o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, esta é a oportunidade para quem quer começar o ano com a carteira de trabalho assinada. “Também é a chance para quem busca o primeiro emprego, já que mais da metade das vagas de emprego não exige experiência dos candidatos”, afirma.
Nos primeiros dois dias úteis do ano, quarta (02) e quinta-feira (03), 1,1 mil trabalhadores procuraram a agência em busca de oportunidades de emprego. A maioria dos que se interessaram por uma vaga foi encaminhada para as entrevistas nas empresas.
Neste primeiro período do ano, algumas empresas também estão fazendo seleção na própria agência, com a maioria das vagas para contratação imediata. A novidade é que foi instalado um sistema de som para interagir com os trabalhadores, com informações sobre as ofertas disponíveis no sistema, dos processos de seleção na própria agência e dicas de empregabilidade.
VAGAS
Algumas das oportunidades são 7 vagas para farmacêutico; 1 para nutricionista; 1 para professor de filosofia; 3 para comprador; 3 para gerente comercial; 300 para operador de telemarketing; 155 para auxiliar de produção; 34 para auxiliar de administração; 14 para porteiro; 16 para técnico de enfermagem; 12 para vigia; 29 para estoquista, 46 para motorista entregador; 106 para vendedor; 130 para promotor de vendas; 350 para atendente de lanchonete; 296 para auxiliar de cozinha.
PALESTRA
Para contribuir com o preenchimento das vagas, a Secretaria promove todas as segundas e quartas-feiras, às 10 horas, a Palestra de Empregabilidade, com informações de como agir durante as entrevistas e como elaborar um currículo.