florianópolis

Agência bancária é fechada por não atender cliente em 20 minutos

Pela primeira vez, em Florianópolis, uma agência bancária é fechada com base na lei 699/2002 que prevê o atendimento a seus clientes num prazo máximo de 20 minutos. Nesta segunda-feira, o Procon da Capital catarinense fechou a agência atendendo reclamações de clientes do Banco do Brasil localizada na Rua Nereu Ramos, no centro. Segundo o diretor do órgão, Thiago Silva, a agência em questão é campeã em reclamações e já havia sido autuada 81 vezes em um único dia. A determinação inicial é para o fechamento por um período dois dias.

Até mesmo os caixas eletrônicos no hall de entrada do banco estão impedidos de uso pelos clientes. Um agente do Procon municipal foi designado para fiscalizar a agência. O descumprimento à ordem, salvo determinação judicial, representará multa de R$ 200 mil. Trata-se de uma decisão administrativa do Procon, conforme o promotor de justiça do Ministério Público Paulo Locatelli. Ele acrescenta que já tramita na Justiça uma ação civil pública contra o Banco do Brasil. As fundamentações e a ação de fechamento da agência da rua Nereu Ramos serão anexadas ao processo.

A agência do Banco do Brasil foi a primeira de uma série de instituições bancárias que poderão sofrer intervenção pelo mesmo motivo. Em nota oficial, a Superintendência do Banco do Brasil considerou que a suspensão do atendimento constitui-se num fato isolado que ocorreu em função de uma situação atípica ocorrida em duas oportunidades, onde houve um considerável aumento na demanda pelos serviços bancários.

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