Um levantamento preliminar feito por geólogos internacionais e afegãos revelou que o Afeganistão pode conter reservas de 1,8 bilhões de barris de petróleo no norte do país. A grande jazida petrolífera fica entre as províncias de Balkh e Jawzjan, informou o porta-voz do Ministério de Minas, Jawad Omar.
Omar informou também que o levantamento será revisto e que um comunicado sobre o possível campo de petróleo deverá ser feito no final deste ano ou no começo de 2011.
No mês passado, autoridades afegãs disseram que geólogos norte-americanos acreditavam que o país teria próximo a um trilhão em recursos minerais, embora possa levar anos e a paz com o Taleban e outros insurgentes antes que esses recursos possam ser explorados.
O petróleo foi descoberto no Afeganistão pela primeira vez em 1959. Em 2006, o Departamento de Energia dos EUA estimou que o país teria cerca de um bilhão em barris de petróleo recuperável, embora o Serviço Geológico dos EUA tenha feito no mesmo ano uma estimativa de dois milhões de barris. As informações são da Associated Press.