Natal e Ano Novo

Aeroporto Afonso Pena suspende obras de ampliação no fim de ano

As obras no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, serão suspensas no final do ano para não atrapalhar a grande movimentação de voos nesta época.

A retomada do horário normal no terminal ocorrerá entre esta quinta-feira (22) e o dia 9 de janeiro de 2012. O terminal vai operar 24 horas neste período. Também foram suspensas as obras no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, entre esta sexta-feira e 4 de janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de InfraEstrutura Aeroportuária (Infraero) no Aeroporto Afonso Pena, são esperados 580 mil passageiros circulando no terminal neste mês. Isto representa um aumento estimado de 10% em relação a dezembro de 2010.

As obras no Afonso Pena começaram em setembro deste ano e devem demorar mais seis meses. Até agora, o aeroporto estava funcionando em horário restrito, com o fechamento entre 0h15 e 6h15, de segunda-feira a sábado.

Também eram suspensos os voos entre 20h15 de sádado e 12h15 de domingo. As obras preveêm recapeamento da pista, instalação de novas luminárias e preparação para a implantação do sistema ILS III.

Nesta quinta-feira, um nevoeiro atrapalhou o andamento dos voos no Afonso Pena. O terminal ficou fechou às 6h40 da manhã. Foi reaberto apenas para decolagens às 7h30 e depois de maneira definitiva às 8h10.

Isto causou o cancelamento de seis voos e o atraso de 27 chegadas e partidas, até o início da tarde, representanto 44,3% do total de voos entre 0h e 13h desta quinta-feira.

A situação também foi influenciada por conta da paralisação durante o dia dos aeroviários (pessoal que trabalha em terra) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A categoria negocia reajuste salarial com as companhias aéreas. Caso não haja um acordo ainda hoje, os funcionários entram em greve a partir das 23 horas. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), as companhias haviam oferecido o reajuste da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos doze meses – 6,18%, mas a categoria pediu 6,5% de aumento, o que foi acatado pelas empresas.

Os funcionários vão decidir em assembleia na tarde de hoje se aceitam a proposta ou continuam com indicativo de greve. Inicialmente, os aeroviários pediam 10% de aumento salarial.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna