O prefeito de Curitiba, Beto Richa, anunciou ontem, em café da manhã com vereadores da bancada de apoio, que as obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena devem ser iniciadas ainda neste ano. Richa apresentou aos vereadores o resultado de sua viagem a Brasília nesta semana, quando se reuniu com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o presidente da Infraero, Carlos Wilson.

continua após a publicidade

?É uma obra que vai permitir a decolagem e aterrissagem de aviões cargueiros no aeroporto?, comemorou o prefeito. A ampliação da capacidade do Afonso Pena é uma reivindicação do empresariado paranaense diante da importância do terminal no desenvolvimento econômico de Curitiba e do Estado.

Com a pista ampliada em 450 metros, os vôos cargueiros que chegam ou saem do Afonso Pena poderão ser realizados de maneira direta, sem necessidade de passar pelo estado de São Paulo para entrar ou sair do país. Hoje, os aviões não podem operar com carga completa e tanque cheio de combustível.

A ampliação do aeroporto faz parte de um convênio firmado entre o Estado e a Infraero em 1996. Até hoje, o projeto não foi executado, deixando para trás anos de trabalho e a frustração do empresariado que reivindica as obras.

Eixo Metropolitano

continua após a publicidade

Além da promessa da Infraero de ampliação do aeroporto, o prefeito mostrou-se bastante animado com o resultado do encontro com representantes do BID, agente financeiro do Programa de Transporte Urbano que prevê a implantação do Eixo Metropolitano no trecho urbano da BR 476.