ACSP: vendas a prazo sobem 11% na 1ª quinzena

As vendas a prazo no comércio paulistano registraram alta na primeira quinzena de fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2010. É o que mostra pesquisa divulgada hoje pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No período, as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que mede as vendas a prazo, aumentaram 11% ante a primeira quinzena de fevereiro de 2010.

O crescimento ficou dentro da projeção da entidade para o período. “Esse resultado reflete a base fraca de comparação por causa do feriado prolongado de carnaval em 2010”, explica a entidade. No ano passado, a terça-feira de carnaval foi no dia 16 de fevereiro e, neste ano, será em 8 de março. Ou seja, no ano passado, o número de dias úteis em fevereiro foi menor do que neste ano.

O balanço da entidade mostra crescimento de 15,1% nas consultas ao SCPC/Cheque, termômetro das vendas à vista, na primeira quinzena de fevereiro deste ano. Além da ausência do feriado, a ACSP atribui a alta às liquidações antecipadas de roupas e calçados. “O efeito calendário, pela não ocorrência do carnaval em fevereiro deste ano, melhora o dado do mês”, ressalta a entidade, que alerta, contudo, sobre o risco do feriado prejudicar o desempenho do comércio em março. “Mas provavelmente prejudicará os números de março, de forma que só o balanço do trimestre poderá dar um retrato mais preciso das vendas no varejo na capital paulista.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo