As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), um indicador das vendas a prazo, cresceram 10% em junho na comparação com o mesmo mês de 2009, por causa da oferta de crédito e pelas vendas de produtos eletrônicos, informou hoje a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A inadimplência caiu 3,6% e a recuperação de crédito subiu 2,5% no mês passado, também na comparação a junho de 2009. No primeiro semestre, a inadimplência (carnês em atraso) teve recuo de 2,5%, enquanto o cancelamento de débitos subiu 6,1%.
Em relação a maio deste ano, as consultas ao SCPC caíram 3%. Segundo a ACSP, isso aponta que o Dia das Mães, como data comemorativa, supera o Dia dos Namorados em volume de consultas. Na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o primeiro semestre de 2009, a alta nas consultas foi de 9,4%.
Em relação ao SCPC/Cheque, indicador de vendas à vista que inclui pequenos valores, roupas e calçados, as consultas subiram 4,8% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. No primeiro semestre, as consultas ao SCPC/Cheque aumentaram 6,3%.