O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu em janeiro 178 pontos, resultado recorde da série histórica iniciada em abril de 2005. Em dezembro, o indicador atingiu 173 pontos e em janeiro de 2011, 161 pontos. Com variação em uma escala de 0 a 200 pontos, o INC mostra otimismo quando acima dos 100 pontos.
De acordo com o presidente da ACSP, Rogério Amato, o otimismo do brasileiro quanto à sua situação financeira deve se manter em alta ao longo de 2012. “Se não houver um agravamento da crise europeia, tudo leva a crer que essa percepção otimista dos consumidores poderá se concretizar este ano”, afirmou, em nota divulgada hoje à imprensa.
Os dados da pesquisa, realizada pelo Grupo Ipsos com base em 1.000 entrevistas em 70 cidades do País, revelam que a situação financeira atual é considerada “boa” para 54% dos consultados e que a condição “futura” será melhor para 60% deles. No mês passado, respectivamente 52% e 58% haviam dado a mesma resposta.
Além disso, 52% dos entrevistados são “favoráveis” à compra de eletrodomésticos, outro item que apresentou aumento do porcentual em relação a dezembro, quando foi de 50%. Esses três itens, segundo a ACSP, vêm subindo desde janeiro de 2011. Já a parcela que se sente “segura no emprego” somou 47%, resultado estável ante dezembro.