ACSP: 35% dos comerciantes paulistanos dizem que crise hídrica já afeta receitas

Pesquisa feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que, no geral, 35% dos comerciantes da capital paulista ouvidos dizem que a crise hídrica está “prejudicando muito” o faturamento. Em alguns setores, esse porcentual chega a 60%. O levantamento mostra também que, para 39% dos entrevistados, a falta de água está aumentando muito os custos e que 42% pensam em demitir funcionários, caso a crise continue ou se agrave, enquanto 14% já demitiram. Em alguns segmentos, a intenção de promover cortes chega a 80%.

O levantamento revela ainda que 38% dos comerciantes entrevistados pretendem reduzir o horário de funcionamento, 26% em mudar de cidade e 19% cogitam fechar seus estabelecimentos em razão da falta de água que afeta a capital paulista.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 10 de fevereiro, com 438 empresas de 12 setores. A ACSP afirma que o objetivo da pesquisa é ser um “termômetro” que mostre de que forma a falta d’água afeta as empresas e auxilie autoridades e comerciantes numa atuação a longo prazo.

Setores

A pesquisa mostra que o impacto da falta de abastecimento é maior para alguns setores do que para outros. Os que se dizem mais atingidos são mercados, bares e lanchonetes, restaurantes, postos de gasolina e lava-jatos. Em todos eles, 60% dos proprietários afirmaram que a falta de água está prejudicando muito o faturamento. Nas padarias e salões de beleza, esse porcentual é de 54% e 52%, respectivamente. Os segmentos que se dizem menos afetados são escritórios de contabilidade e de advocacia, papelarias e editoras e instituições de ensino em geral.

Já entre os proprietários que pretendem demitir, o maior porcentual é dos donos de bares e restaurantes (80%). Entre os proprietários de restaurantes e de padarias, 65% e 64% cogitam fazer cortes de funcionários caso a crise hídrica se agrave, respectivamente. Nos mercados, 53% planejam demitir. Os proprietários de escritórios de contabilidade e advocacia são os que menos pensam em demitir. O setor e o segmento de papelaria foram os únicos que disseram que não demitiram ainda por conta da crise hídrica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo