Mutirão

Acordo facilita emissão de carteiras de trabalhos

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) da prefeitura de Curitiba disponibilizou uma equipe de servidores para auxiliar a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) na confecção de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que tiveram a emissão comprometida devido à greve dos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o superintendente da MTE no Paraná, Alvir Pereira de Lima Júnior, a greve conta com adesão de 100% dos servidores ligados à área de atendimento ao público.

Com isso, a DRT vem orientando para que as solicitações dos documentos sejam feitas nas regionais da Rua da Cidadania. “A orientação é para que os trabalhadores também façam a solicitação do seguro desemprego nas agências do Sine”, afirma.

Para o diretor das Relações do Trabalho da SMTE, Mauro Ignácio, a greve dos servidores do MTE praticamente não afetou a emissão de CTPS em Curitiba. Segundo ele, a secretaria já vem desenvolvendo um mutirão para “zerar o número de carteiras que já foram solicitadas até o fim da próxima semana”.

A medida visa dar possibilidade a uma gama de trabalhadores que ainda não contam com o documento de se candidatar a uma das 15 mil vagas que estarão disponíveis durante a Feira do Trabalho, que acontece entre os dias 1 e 2 de maio, na praça Ozório, no centro da capital.

A greve dos servidores do MTE foi desencadeada no último dia 6 de abril. Os trabalhadores reivindicam a criação de um plano de carreira específico, a implementação de uma jornada de trabalho com atendimento de 12 horas, além de melhores condições de trabalho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna