A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) da prefeitura de Curitiba disponibilizou uma equipe de servidores para auxiliar a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) na confecção de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que tiveram a emissão comprometida devido à greve dos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com o superintendente da MTE no Paraná, Alvir Pereira de Lima Júnior, a greve conta com adesão de 100% dos servidores ligados à área de atendimento ao público.
Com isso, a DRT vem orientando para que as solicitações dos documentos sejam feitas nas regionais da Rua da Cidadania. “A orientação é para que os trabalhadores também façam a solicitação do seguro desemprego nas agências do Sine”, afirma.
Para o diretor das Relações do Trabalho da SMTE, Mauro Ignácio, a greve dos servidores do MTE praticamente não afetou a emissão de CTPS em Curitiba. Segundo ele, a secretaria já vem desenvolvendo um mutirão para “zerar o número de carteiras que já foram solicitadas até o fim da próxima semana”.
A medida visa dar possibilidade a uma gama de trabalhadores que ainda não contam com o documento de se candidatar a uma das 15 mil vagas que estarão disponíveis durante a Feira do Trabalho, que acontece entre os dias 1 e 2 de maio, na praça Ozório, no centro da capital.
A greve dos servidores do MTE foi desencadeada no último dia 6 de abril. Os trabalhadores reivindicam a criação de um plano de carreira específico, a implementação de uma jornada de trabalho com atendimento de 12 horas, além de melhores condições de trabalho.