Para manter a população de formigas cortadeiras em níveis toleráveis no Paraná, sem risco econômico e com a mobilização dos produtores rurais, o governo do Estado, através da Emater, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, dá início às ações de prevenção realizando dia 3 de junho uma tarde de campo em Tuneiras do Oeste.

continua após a publicidade

Neste evento, que acontece na propriedade de Jair Valério, distrito de Marabá, são aguardados mais de 150 participantes de 32 municípios integrantes da região de Umuarama, que, em levantamentos realizados, tem a presença da formiga em 3,6 mil propriedades rurais.

Segundo o engenheiro agrônomo Nelson Hauen-     stein, assessor técnico regional da Emater de Umuarama, a programação da tarde de campo contempla quatro baterias: legislação para o controle de formigas cortadeiras e reservas legal e permanente; biologia das formigas cortadeiras; uso correto de iscas granuladas, e uso de termonebulização. O início está previsto para às 13h com as inscrições gratuitas e feitas direto no local do evento.

A realização da Tarde de Campo sobre Formigas Cortadeiras nesta época, afirma o entomologista Lauro Morales, da Emater de Londrina, faz parte das estratégias de convivência com a praga. ?É oportuna porque motiva os produtores rurais a anteciparem as ações de controle bem antes de as formigas fêmeas alçarem vôo de acasalamento e retornarem ao solo para formação de novos sauveiros, que ocorre a partir de setembro/outubro.?

continua após a publicidade

A presença da formiga cortadeira é problema que se acentua em solos degradados do Norte e Noroeste do Paraná, garante Morales, ?em especial nas pastagens da pecuária de corte, manejadas incorretamente?.