O anúncio feito pelo diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, da descoberta, pela Petrobras, de um novo mega-campo de petróleo, na Bacia de Santos, movimentou as ações da estatal na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
O campo de petróleo, localizado na camada pré-sal, teria reservas até cinco vezes superiores às do campo de Tupi, o que tornaria a estatal brasileira uma das maiores do mundo em produção e reserva de petróleo.
Na abertura do pregão, as ações da Petrobras acusavam perdas superiores a 1% e, depois do anúncio, dispararam e já ultrapassam os 6% de alta.
Neste momento, as ações ON (ordinária nominal) da empresa operam em alta de 7,26%, enquanto às ações PN (preferenciais nominais) operam em alta de 5,09%.
O desempenho das ações da petrolífera reverteram parte da queda que vinha se verificando na Bovespa. A bolsa começou a tarde operando em queda de quase 2% e, agora, a baixa está em 0,65%.
As ações da Petrobras também se valorizaram no mercado de Nova York, onde os papéis da estatal também são comercializados. Nesta segunda-feira (14), as ações da Petrobras chegaram ao patamar das cinco mais negociadas na bolsa norte-americana.