O descarrilamento de um trem na região de Limeira, interior de São Paulo, provocou ontem o blecaute de aproximadamente seis horas no sistema de telefonia da Embratel no Paraná. O acidente aconteceu na manhã de ontem, por volta das 7h50, e provocou o rompimento de dois cabos de fibra ótica da companhia. Com isso, todas as empresas que utilizam os serviços de telefonia da Embratel na região Sul do País e algumas cidades do interior de São Paulo ficaram com o serviço interrompido, sem poder receber ou fazer ligações. O sistema só foi normalizado por volta das 14h.
Com o sistema de telefonia fora do ar, ligações de muitas empresas ficaram comprometidas. O serviço 0800 de vários cartões de crédito também ficou indisponibilizado, assim como o sistema do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foi afetado. O blecaute prejudicou também quem pretendia recarregar o celular pré-pago pela manhã. De acordo com a Tim Celular no Paraná e Santa Catarina, a recarga de créditos é processada no Rio de Janeiro, via Embratel. Como a transmissão ficou interrompida, os clientes não conseguiram acessar o *222. Segundo a Tim Celular, os prejuízos ainda não foram calculados.
Na rede bancária, também houve pessoas que não conseguiram efetuar operações como o pagamento de contas ou transferências. Mas o problema não chegou a ser generalizado. As assessorias de imprensa do Banco do Brasil e Bradesco, consultadas pela reportagem, garantiram que não houve transtornos por conta do blecaute da Embratel.
Acidente
O trem, com 57 vagões, seguia de Alto Araguaia (MT) para Santos (SP) quando ocorreu o descarrilamento, por volta das 7h50. A composição transportava 5.954 toneladas de soja e farelos. Dos 12 vagões que descarrilaram, nove tombaram e três ficaram atravessados na linha. As causas do acidente ainda são investigadas. Ninguém se feriu.
Na sede da Embratel, ninguém falou a respeito. Segundo a assessoria de imprensa, o sistema de fibra ótica possui um back up, mas que por alguma razão não funcionou. A companhia faz a tradução de dados para algumas empresas, INSS, bancos, entre outros. A empresa não divulgou o número de clientes no Paraná.