Não se pode fazer investimento de qualquer jeito. A afirmação é do economista Maílson da Nóbrega, sobre a suspensão de obras federais pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por conta de irregularidades, na semana passada. Houve uma forte reação do governo federal.

continua após a publicidade

“O TCU está trabalhando dentro do contexto de sua atuação, vendo o uso adequado de recursos, evitando o desperdício. A suspensão vem dentro deste contexto e não como se estivesse trabalhando contra o Brasil. Não dá, porque precisamos de investimento, fazer de qualquer jeito. Eu não lamento a ação do TCU e não enxergo isto como uma ameaça”, afirmou.

Ele acrescentou que as obras de infraestrutura contêm um índice elevado de corrupção e que os serviços previstos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, necessitam de transparência e muita fiscalização.

Nóbrega esteve ontem em Curitiba, onde ministrou palestra dentro do encontro ExpoVendaMais. O economista foi ministro da Fazenda entre 1988 e 1990 e presidiu órgãos como o Conselho Monetário Nacional. Atualmente, é sócio da Tendências Consultoria Integrada, que trabalha com análises sobre contexto econômico e político.

continua após a publicidade

Nóbrega ainda revelou que existe uma piora da expectativa do mercado quanto à trajetória de juros no País. A hipótese de que a taxa será elevada pelo Banco Central em algum momento no ano que vem é sustentada pela percepção do processo de recuperação, quando o crescimento pode ser maior do que o sustentável. De acordo com ele, quem cresce mais do que 5% do Produto Interno Bruto (PIB) uma hora vai precisar conter a expansão inflacionária.

“O segundo fato é o governo seguir uma trajetória de abandono da austeridade fiscal. Avançaram muito os gastos com pessoal, gastos permanentes. O que importa, a longo prazo, é a dívida bruta. Ou o governo sinaliza que vai cumprir o superávit primário em 2010 ou o Banco Central vai atuar na taxa de juros”, declarou. O encontro ExpoVendaMais 2009 será realizado até amanhã, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. Informações no site www.expovendamais.com.br.

continua após a publicidade