O Porto de Paranaguá conseguiu normalizar a operação e acabar com a fila de caminhões na manhã desta sexta-feira (4). O congestionamento de caminhões durou a semana toda, atingindo até 31 quilômetros de fila na BR-277, via que dá acesso ao porto, de acordo com a concessionária Ecovia, que administra o trecho.
O Porto de Paranaguá opera com o pátio lotado de caminhões e com o fluxo normalizado, tendo embarque de cargas de soja, farelo e trigo, nos três navios que estão no corredor de exportação. A estimativa para os próximos dias é que o movimento continue assim, de acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
A redução da fila foi possível com a melhora no tempo durante o dia de ontem. Mesmo com a chuva constante durante a noite, o embarque das cargas não chegou a ter tantas interrupções como nos dias anteriores. Em reunião no fim do dia de ontem, a Appa pediu também esforço concentrado de todos os envolvidos na operação para resolver a situação o mais rápido possível.
Outros 14 navios aguardam para receber a carga no porto e, com a previsão do tempo sem chuvas para os próximos dias, a Appa estima que, durante o feriado, pode até faltar carga para embarcar nos navios.
Acidente
Na noite da última quinta-feira (3), houve uma colisão entre quatro caminhões na BR-277. Um dos veículos, que estava em alta velocidade e seguia pela via sentido Curitiba, perdeu o controle da direção, passou pelo canteiro central e acabou colidindo com outros três caminhões que aguardavam na fila para descarregar a carga no porto.
O único ferido foi o motorista do caminhão que provocou o acidente. Ele ficou com ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Regional de Paranaguá.