As vendas reais nos supermercados cresceram 13,6% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta quarta-feira (25) a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a março deste ano, o faturamento dos supermercados avançou 7,17%. No acumulado dos primeiros quatro meses de 2011, as vendas aumentaram 5,5% em relação mesmo período de 2010. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

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Segundo a Abras, o resultado das vendas em abril foi puxado pela Páscoa, que neste ano ocorreu no fim do mês e, em 2010, no início de abril. A Páscoa é a segunda principal data de vendas do setor, perdendo apenas para o Natal.

O volume das vendas nos supermercados avançou 3,7% entre janeiro e abril, ante igual intervalo de 2010, de acordo com levantamento da Nielsen, realizado a pedido da Abras. Os maiores crescimentos ocorreram em bebidas alcoólicas (8,4%) e perecíveis (7,8%).

O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela GfK, apresentou alta de 1,05% nos preços em abril ante março, para R$ 300,52. Na comparação com abril de 2010, o valor da cesta subiu 7,59%. Os produtos com maiores altas em abril ante março foram batata (28,04%), cebola (14,73%) e feijão (5,27%). As maiores quedas de preços no período ficaram com tomate (recuo de 14,63%), açúcar (baixa de 2,24%) e farinha de mandioca (queda de 1,7%).

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