São Paulo (AE) – A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) já começa a rever a previsão de alta no faturamento real do setor em 2006. A entidade estimou, em meados deste ano, um aumento de 1% em relação a 2005, mas o número estimado agora é de 0,6%. ?Nessa altura, esse porcentual de 0,6% já seria comemorado?, afirmou o presidente da Abras, José Carlos Oliveira.
A aposta do setor ainda é no aumento das vendas em dezembro, o mais movimentado para os supermercados. Na avaliação de Oliveira, a quantidade de grandes lojas abertas no setor em 2006 poderá assegurar a expansão no ano. A estimativa é de um crescimento de 5% nos resultados, sobre dezembro de 2005. Para o Natal, a entidade prevê uma alta de 15% no faturamento sobre o mesmo período de 2005. Neste mesmo período de 2005, o avanço foi de 9%, em relação a 2004.
A Abras prevê uma queda de 1,5% no faturamento real dos supermercados em setembro, comparando-se com o mesmo mês do ano passado. Na avaliação de Oliveira, o cenário do mês passado não apresentou muitas mudanças em relação ao apurado em agosto. A entidade prevê redução de 2,5% no acumulado dos nove meses do ano.
Os resultados da Abras referentes ao mês de agosto frustraram mais uma vez o setor. De acordo com Oliveira, o percentual de redução de 2,01% (sobre agosto de 2005) nas vendas verificado do mês retrasado foi superior à queda estimada anteriormente, que era inferior a 2%.