O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Melvyn Fox, informou hoje que o governo está estudando a possibilidade de ampliar a lista de material de construção que tem redução do Imposto sobre Produtos Importados (IPI). Segundo ele, o setor foi surpreendido com a prorrogação da validade do benefício até dezembro de 2012 sem a ampliação da lista.

continua após a publicidade

“O ministro Mantega (ministro da Fazenda, Guido Mantega) disse que não deu tempo, mas que, possivelmente, haverá a ampliação dos produtos”, afirmou Fox ao deixar a reunião do Grupo de Avanço de Competitividade (GAC), que acontece no Ministério da Fazenda.

Alguns produtos de material de construção foram desonerados de IPI durante o auge da crise financeira em 2008 para estimular a construção civil e baratear o custo das obras do programa Minha Casa, Minha Vida. No lançamento da nova política industrial na semana passada, o governo prorrogou a redução do tributo até o final do ano que vem. Fox disse que na lista entregue pelo setor ao governo (de produtos que podem ser beneficiados com a redução do imposto) estão, por exemplo, telhas onduladas, pisos laminados, vidros e pregos.

Fox informou ainda que, durante a reunião, o ministro Mantega traçou um cenário da crise econômica, afirmando que a situação é preocupante, mas que o Brasil está mais bem preparado do que estava em 2008. Segundo ele, Mantega disse que o governo adotará uma postura forte em caso de uma eventual crise chegar novamente ao Brasil.

continua após a publicidade