Abradee apura menos acidentes com eletricidade em 2012

O número de mortes e acidentes decorrentes de contato com fios eletrificados das distribuidoras de energia caiu em 2012 na comparação com o ano anterior, conforme balanço divulgado na tarde desta segunda-feira pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). No ano passado, 818 pessoas se acidentaram e 293 morreram por causa desse tipo de ocorrência. Em 2011, foram 856 acidentados e 315 mortes.

Os resultados de 2012 também ficaram abaixo da média dos últimos 12 anos para o setor, de 930 pessoas acidentadas e 326 mortes. A Abradee relatou ainda que, em 2001, houve uma morte por acidente com rede elétrica para cada 451 mil habitantes – média que, se fosse mantida, resultaria em 432 mortes no ano passado. “Considerando os 293 óbitos apurados, é razoável afirmar que foram ‘evitadas’ 139 mortes”, disse o documento. Além disso, a gravidade das lesões em acidentes não fatais também diminuiu no período.

Para prevenir a ocorrência de acidentes, a Abradee lançou uma campanha educativa com o slogan “Segurança – Escolha a Vida”. Além de anúncios em diversas mídias, as distribuidoras estaduais divulgarão informações nas contas de luz e farão palestras em escolas e canteiros de obras. Entre os principais temas abordados – e com maiores índices de causa de acidentes – estão a instalação de antenas de TV, equipamentos agrícolas, construção e manutenção predial, poda de árvores, furto de energia (os chamados “gatos”), além da prática de soltar pipas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna