Abinee critica valorização do real

São Paulo – O novo presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, que assumiu ontem o cargo, disse ter entregue ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, um estudo sobre o impacto da valorização do real frente ao dólar em diversos segmentos do setor. Segundo ele, o real tem se valorizado desde 2003. Só no ano passado a valorização teria sido de 11,84%.

 ?Não existe investimento que se faça na indústria que apresente ganhos de produtividade de 8% a 9% ao ano. Com uma valorização do real de quase 12% somente em um ano, é muito difícil dizer que a indústria precisa se reinventar, pois nossa capacidade de reinvenção é limitada?, disse, em resposta às declarações do ministro na semana passada, que diante das críticas dos empresários em relação ao câmbio, afirmou que a indústria precisava se reinventar.

Barbato salientou que a reunião com Miguel Jorge foi mais uma apresentação da situação da indústria eletroeletrônica do que um pedido de socorro ao setor. ?Apenas apresentamos ao ministro um documento e um cenário que vive nesse momento o setor eletroeletrônico?, explicou. ?Numa próxima oportunidade, continuaremos nossa conversa. Mas hoje (ontem), não deu para entrar em detalhes porque o ministro queria ter uma panorâmica do setor, um cenário global.?

O novo presidente da entidade, eleito no último dia 28 de março, é diretor geral da Cerâmica Santa Terezinha, fabricante de isoladores para linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, sediada em Pedreira, no interior do Estado. Ele atua na entidade desde 2001, como diretor do Departamento de Relações Internacionais da Abinee.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo