Portos do Paraná

Abertas propostas para compra de draga

Depois de um adiamento no início do mês, a licitação para compra de uma draga para os portos do litoral do Paraná teve continuidade esta semana. Na última quinta-feira, foi aberta a concorrência internacional para a compra.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), duas empresas foram classificadas como possíveis fornecedoras, e devem disponibilizar, agora, suas embarcações para vistoria. Ambas se encontram em estaleiros na região sudeste da China: uma está em Xangai, outra em Linhai.

O valor máximo da licitação é de R$ 46,6 milhões. A Appa não divulgou, no entanto, o valor ofertado pelas empresas, nem o nome das companhias que continuaram na disputa.

O adiamento, decidido no último dia 8, foi motivado, na justificativa do superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, para permitir a participação de mais empresas no processo no entanto, informações de bastidores davam conta, na época, que o procedimento estaria sob suspeita de ser direcionado para a vitória de um grupo que se habilitou à concorrência.

O superintendente da Appa explicou que, na primeira etapa da concorrência, foram avaliados os critérios técnicos das embarcações, como calado, capacidade volumétrica e de bombeamento, autonomia em operação, entre outros requisitos. Como as empresas abriram mão de recursos, foram avaliadas, também na tarde de quinta-feira, as propostas de preço.

A próxima fase será a vistoria das embarcações, em seus estaleiros de origem. A verificação é feita por especialistas de uma sociedade classificadora empresas ou entidades reconhecidas pela Marinha do Brasil para atuar na regularização, controle e certificação de embarcações nos aspectos relativos à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e da prevenção da poluição ambiental.

Ainda não há definição quanto ao prazo para a vistoria. Confirmando-se as condições das dragas, a empresa ganhadora da concorrência terá 60 dias para entregar a embarcação no Porto de Paranaguá.

A aquisição de uma draga permitirá à Appa manter os canais de acesso e demais áreas de navegação dos portos do Paraná em condições seguras de navegabilidade para as mais de 2,3 mil embarcações que atracam, em média, por ano em seus cais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna