Que tal comprar aquela televisão de tela grande – que antes do Natal estava fora do orçamento – com desconto de até 70%? Ou quem sabe aquele sofá igualzinho ao da revista pagando apenas uma pechincha? Pelo menos são essas as promessas que diversas lojas estão fazendo para atrair, a partir de hoje, um grande número de consumidores. Além de produtos de exposição, os estabelecimentos também querem queimar os estoques para receber os novos lançamentos.
De acordo com o vice-presidente de Serviços da Associação Comercial do Paraná, Élcio Ribeiro, essa estratégia de vendas vem se tornando comum nesta época do ano. ?Além das reposições naturais de estoque, alguns itens, como eletroeletrônicos, há necessidade de troca de tecnologia, e isso acaba exigindo um giro rápido de mercadorias?, falou. Segundo ele, a tendência é que as vendas desse período repitam o desempenho positivo das vendas de Natal, quando o comércio registrou um crescimento de 13%. Isso está relacionado com a queda da inadimplência, mais empregos e aumento da oferta de crédito. ?O Natal foi muito bom, com 40% das vendas à vista. E isso indica que em 2008 o consumidor está mais aberto ao consumo?, analisou.
Para chamar a atenção dos consumidores, a rede Lojas Colombo abre as portas hoje, à partir das 12h, prometendo descontos em todos os produtos de eletro, móveis, som, imagem, portáteis, informática, telefonia, cine e bazar. O gerente regional da rede no Paraná e Santa Catarina, Roberto Saidelles, disse que a meta é atingir um incremento de 10% nas vendas durante três dias de promoções. Já o Magazine Luiza abre amanhã as lojas às 5h prometendo descontos de até 70%. Na décima quinta edição da liquidação desse gênero, a Luiza espera vender nas 392 lojas espalhadas pelo Brasil R$ 50 milhões em apenas um dia – o que representa cerca de 5% do total de R$ 2,8 bilhões do faturamento de 2007.
Supermercados
As redes de supermercados também descobriram as liquidações como um novo filão. O Extra, que já realizou saldões de eletrodomésticos após o Natal, iniciou ontem as liquidações de têxtil – coleção verão e produtos de cama, mesa e banho. A meta é vender cinco mil itens com descontos de até 50%, o que deve representar um incremento de até 30% nas vendas do mês de janeiro. E os Hipermercados Big prometem queimar os saldos de eletroeletrônicos até domingo. Além dos descontos, os consumidores poderão parcelar as compras em até 12 vezes sem juros nos cartões de crédito. A estratégia das redes para conseguir esses descontos é queimar produtos de mostruário e peças negociadas em grande quantidade com os fornecedores.