Após semanas de idas e vindas, conselho da cervejaria britânica aceitou proposta de compra de mais de US$ 100 bi feita por grupo belgabrasileiro; negócio, porém, ainda depende da aprovação de reguladores O conselho da SABMiller aceitou os termoschave da proposta de compra pela AnheuserBusch (AB InBev) no valor de 68 bilhões de libras (cerca de US$ 104,5 bilhões). Se confirmado, o negócio irá unir as duas maiores cervejarias do mundo.
Após semanas de idas e vindas, o conselho da SABMiller concordou em recomendar de forma unânime a seus acionistas a proposta do grupo belgabrasileiro de pagar 44 libras por ação, um prêmio de 50% em relação ao pregão de 14 de setembro. Por 41% do capital da
rival britânica, a AB InBev também oferece uma combinação entre dinheiro e ações que diminuiria o valor pago por ação a 39,03 libras.
A SABMiller pediu ao comitê britânico de fusões e aquisições, chamado de Takeover Panel, que prolongue o prazo limite para uma oferta firme da AB InBev para 28 de outubro. O prazo atual é quartafeira, 14. Caso a AB InBev não consiga a permissão dos reguladores para fechar o negócio ou não obtenha a aprovação dos acionistas, ela deverá pagar uma multa de US$ 3 bilhões à cervejaria britânica.
Porfólio. A combinação dos ativos das duas maiores cervejarias do mundo formaria um grupo avaliado em US$ 245 bilhões e deixaria bem para trás as atuais número 3 e 4 deste mercado, a holandesa Heineken e a dinamarquesa Carlsberg. O novo gigante venderia uma
em cada três cervejas consumidas no mundo.
Com as marcas da Ambev, como Skol, Antarctica e Brahma, a AB InBev é líder absoluta do mercado brasileiro de cervejas, com quase 70% de participação. A SABMiller, enquanto isso, tem presença muito discreta no País. Em 2014, a empresa chegou a firmar um acordo
de distribuição de certas marcas com a principal rival da Ambev, a cervejaria Petrópolis, fundada por Walter Faria (exSchincariol). Mas a distribuição ainda é incipiente, segundo fontes de mercado.
Entre as principais marcas globais da SABMiller, destacamse Peroni, Pilsner Urquell, Grolsch, Miller e Coors. Em nível global, a AB InBev fabrica rótulos como Budweiser, Stella Artois e Corona. Juntas, a AB InBev e a SABMiller produziriam 615 milhões de hectolitros de cerveja, mais ou menos o dobro da fatia combinada de Heineken e Carlserg (cerca de 315 milhões de hectolitros).
Além disso, o negócio seria a terceira maior fusão da história, de acordo como o instituto Dealogic. Em primeiro lugar, está a compra da alemã Mannesmann pela britânica Vodafone em uma operação de € 199 milhões em 1999; na sequência, vem a compra da Verizon
Wireless pela gigante americana de telecomunicações Verizon, em 2013, em um negócio de US$ 130 bilhões. (Com informações da AFP)