Foto: Divulgação

?Voluntário é o indivíduo que, levado pela vontade, assume livremente uma atitude responsável, criativa, comprometida, prazerosa e transformadora perante o mundo.? (CAV)

continua após a publicidade

O voluntariado é o pilar principal do chamado terceiro setor, que atua para promover o desenvolvimento social e tem o mérito de zelar para que as ações de melhoria social do poder público e dos empresários cheguem à base de nossa sociedade. Esse voluntariado engajado não deve ser confundido com nenhum tipo de assistencialismo, pois tem como objetivo despertar as pessoas para os seus direitos como cidadãos e também para a força que elas passam a ter quando se organizam.

Para Fernanda Costa, coordenadora de voluntários da instituição Socorro aos Necessitados, voluntariado é o ato de fazer algo em benefício do outro, é tirar algumas horas do dia, semana ou mês para dar atenção e ajudar a quem precisa. ?Voluntariado são atividades desenvolvidas de coração, uma doação de si, são atitudes tomadas de livre e espontânea vontade e com muito amor?, afirma. A Socorro aos Necessitados é uma associação civil com fins não econômicos, mantenedora da Creche Meu Pequeno Reino (que atende 110 crianças) e do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã (que atende 80 idosos), localizadas na cidade de Curitiba, e atualmente conta com o apoio de aproximadamente 40 voluntários.

As pessoas estão cada vez mais respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade da vida em comum. Ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor.

Pelos benefícios que leva para o próprio voluntário, para as pessoas com quem ele se relaciona, para a comunidade e a sociedade como um todo é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado e fortalecido. ?O trabalho voluntário é muito bem-vindo na nossa organização, pois além de ajudar a quem precisa, a pessoa voluntária tem um grande retorno afetivo e satisfatório para sua vida pessoal?, conclui Fernanda.

continua após a publicidade

Atitude espontânea enriquece o currículo

Os empresários estão despertando, cada vez mais, a consciência social em relação à importância do trabalho voluntário. As empresas estão demonstrando uma crescente preocupação com a comunidade à sua volta, deixando claro que o trabalho social também se torna um item importante na hora de contratar um trabalhador. Empresas nacionais e multinacionais estão dando preferência a profissionais que estejam engajados em algum tipo de trabalho voluntário junto à sociedade. Como exemplo dessas empresas, está o banco HSBC. ?Contratar colaboradores que já desempenham algum tipo de trabalho voluntário aproxima o banco da sociedade na qual estamos inseridos. Além disso, nos ajuda a ter uma atividade de sustentabilidade?, afirma o analista de responsabilidade social do Instituto HSBC Solidariedade, Rafael Bonfim.

continua após a publicidade

Além de ser uma tomada de decisão importante, por parte de empresários, o trabalho voluntário junto à comunidade valoriza o currículo de quem o pratica, por motivos simples, tais como: se o indivíduo tem olhos para a sociedade da qual faz parte, dentro da empresa terá uma visão de conjunto capaz de abranger todo o contexto e não apenas o seu setor; uma pessoa que doa, voluntariamente, um pouco do seu tempo em prol de uma causa nobre, é alguém que sabe renunciar, criando menos problemas para si mesmo e para seus colegas no local de trabalho. É necessário, porém, que aquele que se disponha a ser voluntário de algum serviço social, goste do que faz e o faça porque julga importante.

De nada vale se engajar numa tarefa dessas só para conseguir um emprego ou porque está na moda. Além disso, seria muito desgastante fazer algo que não gosta, só para melhorar o currículo. As pessoas precisam pensar o que podem fazer para melhorar o mundo a sua volta. Não é preciso fazer muito. O pouco que seja feito por cada um já é capaz de fazer muita diferença, desde que seja feito com amor, dedicação e comprometimento.

Com o decorrer do tempo, as pessoas se envolvem de tal maneira com o trabalho voluntário que não conseguem mais viver uma rotina sem praticá-lo. Se todos buscassem desenvolver esse espírito social, logo teríamos um mundo ainda melhor em todos os sentidos.

Semana do voluntariado paranaense

O Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) e os demais Centros de Voluntariado do Paraná comemoram nesta semana, de 24 a 30 de setembro, a Semana do Voluntariado Paranaense.

O período de comemoração foi instituído pela Lei n.º 9.315 em 10 de julho de 1990, e tem especificamente o dia 27 como data alusiva ao voluntário e à voluntária do Paraná. O voluntário paranaense é o protagonista do desenvolvimento social sustentável do Estado e merece ser homenageado e reconhecido pela ação de cidadania que pratica.

Conheça quais são os Centros de Voluntariado do Paraná e de todo o Brasil através do Portal CAV: www.acaovoluntaria.org.br/cvsBra.asp

Aprenda como ser voluntário

 Se você ainda não pratica o voluntariado e tem interesse em fazê-lo, participe da palestra informativa ?O que é ser voluntário??, que o Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) oferece gratuitamente, todas as semanas, à comunidade paranaense. A próxima palestra ocorrerá no dia 1.º de outubro, às 9h, na sede do CAV: Rua Ébano Pereira, 359, Centro de Curitiba. Mais informações: www.acaovoluntaria.org.br/palestras.asp.