Comprar produtos durante a Black Friday é uma intenção de 87% dos consumidores brasileiros em 2017, de acordo com levantamento do Ibope Inteligência em conjunto com o Google. A intenção de compra é menor que no ano passado, quando 89% dos respondentes diziam pretender comprar algo na data.
O gasto médio no evento é estimado em R$ 1.071, valor 2% inferior ao R$ 1.095 do ano passado.
Eletrônicos e eletrodomésticos ainda lideram o ranking dos produtos preferidos: 65% das pessoas pretendem comprar algum tipo de produto dessas categorias na próxima edição da Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro. Roupas e calçados aparecem em segundo lugar, mencionados por 47% dos entrevistados.
Na categoria de eletrônicos, os celulares seguem sendo os mais cobiçados. Aparecem nas intenções de 37% dos consumidores, patamar próximo dos 38% do ano passado. Cresceu, no entanto, a intenção de compra de televisores. Segundo produto de maior intenção de compra na categoria de eletrônicos, as TVs de tela fina eram desejadas por 22% das pessoas no ano passado e hoje aparecem entre os interesses de 25% dos consumidores.
Lojas físicas
O estudo identificou ainda que a intenção dos consumidores é comprar online e também em lojas físicas. O comércio eletrônico é o destino de compra para 92% dos consultados, mas muitos deles também devem ir a lojas físicas. A intenção de comprar fora do mundo virtual é de 34%.