Anderson Tozato |
Segundo o Ibope, um quarto dos domicílios brasileiros tem pelo menos duas linhas de telefone móvel. |
Cerca de 25% dos assinantes de telefonia móvel trocam de aparelho ao menos uma vez ao ano e apenas 10% têm interesse em mudar de operadora imediatamente. Esta foi a conclusão a que o Ibope Mídia chegou, com base em entrevista com oito mil pessoas acima de 16 anos. O baixo interesse dos assinantes por abandonarem suas prestadoras de serviço chamou a atenção dos pesquisadores, uma vez que as operadoras de telefonia móvel sempre estiveram no topo das listas de reclamações do consumidor.
Pesquisa do Yankee Group apurada em dezembro do ano passado mostrou uma inclinação diferente. Questionados se mudariam de operadora no caso de poder preservar o número de suas linhas, 48% dos 610 entrevistados nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte se mostraram propensos à mudança. Com a portabilidade numérica, que deve entrar em pleno vigor em março de 2009, o usuário de telefones fixos ou móveis poderão garantir seus números, mesmo que mudem de operadora ou de endereço dentro de uma mesma área geográfica.
O estudo do Ibope Mídia também mostra que, independente da classe social, um quarto dos domicílios brasileiros tem pelo menos duas linhas de telefone móvel. O sistema pré-pago é o mais comum entre os jovens. No que diz respeito aos recursos disponíveis no aparelho, o mais utilizado é o de envio e recebimento de mensagens de texto (SMS).
Internet e TV
Mais de 70% das pessoas da classe A acessam a internet em suas residências. Segundo o estudo, independente da classe socioeconômica, mais de um terço das pessoas que entram na grande rede de seus domicílios não o faz de nenhum outro lugar. "Dentre os internautas que afirmaram não ter acesso à banda larga, 42% pretendem adquirir o serviço nos próximos seis meses" mostra o estudo.
Perto de dois terços das residências da classe A possui TV por assinatura, especialmente na região Sudeste e nas capitais do Brasil. A pesquisa mostra grande fidelidade do usuário a este serviço: 71% de quem tem TV paga pretende ficar com a mesma operadora e o mesmo pacote. O levantamento, feito entre novembro e dezembro de 2006, englobou todas as regiões do País.