Cento e oitenta mil pessoas, gente das mais diversas regiões do País e até do exterior, estiveram em Cascavel neste semana (de segunda a sexta-feira) participando do Show Rural Coopavel 2005. O número foi divulgado ontem pelo diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. O número superou a meta de 140 mil e foi 30% maior em comparação ao público recebido em 2004, quando foram registrados 138.710 pessoas. A soma de expositores subiu de 260 para 281.
Somente o Banco do Brasil, uma das quatro instituições financeiras presentes neste ano, recebeu 1.769 propostas e deve movimentar, como conseqüência do Show Rural, R$ 100 milhões em financiamentos. As propostas estão mais seletivas e apuradas, segundo Dilvo, informando também que houve superação de metas pelo Bradesco.
O evento busca prioritariamente mostrar novas tecnologias e inovações para a agricultura e pecuária, mas conseguir impulsionar negócios também é bom, de acordo com Dilvo. A maior parte da comercialização acontece depois do Show Rural. "Os agricultores vão começar a plantar as lavouras de verão em setembro e na visita ao Show Rural podem ter contato com tecnologias em máquinas, implementos, insumos e cultivares, que surgem como opção para aumentar os resultados de sua atividade", disse Dilvo.
O presidente da Coopavel falou ainda dos reflexos do Show Rural para o comércio de Cascavel e região e da importância de promoções como a Cascavel Liquida Tudo, concebida para ampliar o horário de funcionamento das lojas e dar uma opção a mais aos visitantes.
Cerca de 3,5 mil pessoas trabalham durante os cinco dias da mostra e consomem em Cascavel e região. Os hotéis, até de cidades vizinhas, estavam lotados dias antes da abertura oficial do evento.
