14,8 milhões já se declararam isentos

Brasília

  – A Receita Federal já recebeu 14,8 milhões de declarações de isentos, de acordo com balanço divulgado pelo Fisco ontem (20). O volume entregue até agora é 34% maior do que foi registrado entre 1.º de agosto e 20 de setembro do ano passado. “O ritmo está bom”, disse o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O prazo de entrega do documento termina no dia 29 de novembro.

A expectativa da Receita é de que este ano serão enviadas 45 milhões de declarações de isentos. Essa declaração é exigida de todos aqueles que receberam no ano passado um salário anual igual ou inferior a R$ 10,8 mil. Aqueles que deixarem de entregar o documento à Receita por um ano terão seu documento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) suspenso. A não entrega por dois anos da declaração leva a Receita a cancelar a inscrição do trabalhador no CPF.

O crescimento verificado até agora na entrega de declarações revela, segundo Joaquim Adir, que os contribuintes resolveram este ano antecipar a entrega do documento ao Fisco. “O ritmo está bom, porém o contribuinte não deve deixar para fazer a declaração na última hora, correndo o risco de enfrentar problemas de congestionamentos na Internet ou filas nas lotéricas ou nos Correios”, alerta o supervisor.

Das 14,8 milhões de declarações entregues até agora à Receita, 8,569 milhões foram feitas pelas casas lotéricas e 5 498 milhões pela internet. Outras 477 mil declarações foram feitas pelos Correios e outras 334 mil pelo Banco do Brasil ou pelo telefone (0300-789-0300).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo