O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou, nesta quinta-feira, a inclusão de novos blocos na 11ª Rodada de Licitações de Petróleo, marcada para maio. Com a decisão, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) incluirá no leilão blocos das bacias marítimas da Foz do Amazonas, do Espírito Santo, de Pernambuco-Paraíba e da bacia terrestre do Tucano Sul.
A resolução, assinada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, destaca que o governo federal tem interesse em realizar rodadas de licitações para a concessão de blocos em áreas fora do Pré-Sal, em bacias de novas fronteiras exploratórias e em bacias maduras, para “promover o conhecimento das bacias sedimentares, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no País, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda”.
A 11ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás foi autorizada pelo governo em dezembro de 2012, com 121,2 mil km? de área, distribuídos em 172 blocos, que poderão ser licitados.