Economia de energia deve ser de 5% com horário de verão, diz secretário

O horário de verão começa à zero hora deste domingo para terminar à meia-noite do dia 18 de fevereiro de 2006. Os ponteiros dos relógios deverão ser adiantados em uma hora no Distrito Federal, Rio Grande Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A exemplo do ano passado, os estados da região Norte e Nordeste não vão participar do horário de verão. De acordo com o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ronaldo Schuck, o país deve economizar cerca de 5% de energia elétrica.
"No horário de pico, que é das 19 às 22h, o país economiza 2.340 MW (megawatts) de energia elétrica. É como se o Estado de Santa Catarina ficasse 125 dias sem energia elétrica durante o horário de pico" afirma.

Criado na Inglaterra em 1907, o horário de verão foi implantado pela primeira vez no Brasil em 1931. E desde 1985 a medida é adotada no país sem interrupções. Países como os Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Paraguai e as nações da União Européia também utilizam o horário de verão para economizar energia elétrica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo