O crítico de cinema Rubens Ewald Filho é o presidente do Festival. Os prêmios variam entre R$ 5.000 e R$ 15 mil para as melhores produções.
Os trabalhos podem concorrer nas categorias Melhor Filme, Melhor Curta-Metragem, Melhor Animação e Melhor Filme com Tema Ligado à Água, além do Prêmio de Aquisição STV – Rede SescSenac de Televisão para Melhor Documentário com 50′.
O Ecocine foi o primeiro festival de filmes e vídeos sobre meio ambiente do país. A primeira edição foi em 1992, na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O evento aconteceu paralelamente à conferência Eco 92, organizada pela ONU no Rio de Janeiro.
A partir do segundo semestre o Festival EcoCine vai percorrer vários municípios brasileiros. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas pelos sites www.povosdomar.com.br e www.taoproducoes.com.br. Mais informações pelos telefones (12) 3892-1439 e (12) 3892-4186.
Paralelo ao festival, também na Costa do Sauípe, acontece o 9º Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica, que reúne pescadores, agricultores, artesãos, extrativistas e comunidades tradicionais de todo o litoral brasileiro.
www.ecoterrabrasil.com.br