O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, informou hoje, no Palácio do Planalto, que é possível antecipar para 2007 a obrigatoriedade de adição de 2% de biodiesel no óleo diesel e realizar o quinto leilão do combustível produzido a partir de oleaginosas. Essa obrigatoriedade, por ora, está prevista para 2008.
Em reunião coordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes da cadeia produtiva do biodiesel, Rondeau disse que, dos quatro leilões de biodiesel realizados até agora, foram arrematados 840 milhões de litros. Esse volume arrematado significa uma antecipação para este ano da meta de 2007.
Com slides apresentados a Lula, Silas mostrou que sete usinas de biodiesel estão atualmente em operação, 14 estão à espera de autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para entrar em operação e outras 16 estão em construção. Segundo ele, cada usina tem capacidade de produção para 123 milhões de litros por ano. Outros 29 projetos de construção de usinas estão em estudo. Segundo o ministro, cerca de 205 mil famílias já atuam na produção de mamona, girassol e outros vegetais usados na fabricação do biodiesel.
Silas Rondeau destacou que o biodiesel representa não apenas um combustível, mas também uma solução econômica. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ressaltou a importância dos resultados dos quatro primeiros leilões do biodiesel para a agricultura familiar. "Os leilões superaram a desconfiança inicial", afirmou ele.
