A viagem entre Cascavel e Toledo, no Oeste do Paraná, vai se tornar mais segura e mais ágil a partir da próxima semana. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as obras de duplicação do trecho rodoviário da BR-467 entre as duas cidades devem ser concluídas nos primeiros dias de fevereiro. Dos 35 quilômetros que formam o segmento, 26 quilômetros já são utilizados pelos motoristas e nos outros nove faltam apenas serviços de sinalização da pista.
?As obras de pavimentação praticamente acabaram e, nos próximos dias, a empresa responsável pelos serviços deve entrar com as máquinas de sinalização da pista?, afirmou nesta quarta-feira (24) o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot em vistoria técnica à obra, uma das mais estratégicas na área de transportes e que está recebendo investimentos de R$ 70 milhões do governo do Estado.
Viadutos
Enquanto as obras no trecho rodoviário entram na fase final, a duplicação da BR-467 no perímetro urbano de Cascavel segue dentro do cronograma, com previsão de conclusão para setembro deste ano. Segundo cálculos do DER, pouco mais de 50% das obras nos 10 quilômetros estão prontas.
O secretário lembrou que os investimentos feitos pelo governo do Estado na duplicação da BR-467 garantem também a construção de oito viadutos – seis em Cascavel e dois em Toledo – nos principais cruzamentos da BR-467 com as vias urbanas dos dois municípios.
Dos oito viadutos, dois já estão sendo utilizados em Cascavel nos cruzamentos com a Jorge Lacerda e com a Piquiri. Outros três – também em Cascavel – estão em fase final. Ficam nos entroncamentos com a Barão do Rio Branco com a Jacarezinho e com a Theobaldo Bresolin.
Só falta começar as obras no viaduto da Rocha Pombo, previstas para março, e nos cruzamentos com a Egídio Munaretto e Parigot de Souza em Toledo, onde as máquinas devem iniciar os serviços final do primeiro semestre.
?Os viadutos seguem seu ritmo normal. Na medida em que eles estão ficando prontos, nós estamos entregando ao tráfego, mas o plano para a parte urbana da obra é a entrega para o final de outubro deste ano?, informou Tizzot. Além de eliminar os conflitos entre os trânsitos urbano e rodoviário, acrescenta o secretário, as obras devem acabar com o isolamento dos bairros da região Norte de Cascavel.
?Os viadutos vão facilitar o deslocamento das pessoas e criar a conexão da região, onde habitam mais de 50 mil pessoas, com o restante da cidade?, prevê Tizzot. ?A duplicação da via dentro de Cascavel cria um eixo local de desenvolvimento e elimina o isolamento da região Norte do município?, acrescentou o secretário.
As intervenções foram divididas em duas etapas. Na primeira fase, foram iniciadas as obras nos 35 quilômetros que formam o trecho rodoviário, desde a saída de Toledo, passando pelo distrito de Sede Alvorada até o cruzamento com a avenida Jorge Lacerda, em Cascavel. Na seqüência, a duplicação dos 10 quilômetros que cortam o município de Cascavel.