A conclusão das obras de duplicação da rodovia que liga Cascavel e Toledo, no Oeste do Paraná, está mais próxima. É que a Secretaria dos Transportes já lançou os editais de licitação do terceiro lote da rodovia PRT-467.
O projeto de duplicação dos 10 quilômetros no perímetro urbano de Cascavel foi dividido em três sub-lotes, licitados separadamente, e deve receber investimentos de no máximo R$ 28 milhões.
De acordo com o secretário Waldyr Pugliesi, além da duplicação, ta,bem serão construídos contornos, marginais, acessos e 6 viadutos, que acrescentam cerca de 13 quilômetros à obra.
?É importante lembrar que, por se tratar de perímetro urbano, o projeto tinha de ser muito bem estudado e elaborado, solucionando problemas viários do município de Cascavel?, afirma.
Para o secretário, a duplicação concretiza, além do cumprimento do compromisso do governo Requião, um antigo anseio da população da região Oeste. ?É uma antiga reivindicação da agricultura, do comércio, da indústria e de toda a população da região?, destaca.
Primeiros lotes
As obras dos dois primeiros lotes ? de Toledo até a Rua Jorge Lacerda, em Cascavel, com 36 quilômetros ? foram iniciadas em abril do ano passado e devem ser concluídas até o final deste ano. ?Os serviços no terceiro lote, depois que passem os trâmites necessários para a licitação, devem ser finalizadas em cerca de 12 meses?, estima Pugliesi.
?A duplicação vai dar melhores condições para o transporte da safra da região, diminuir os acidentes e aumentar a competitividade do Estado?, acrescenta.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rogério Tizzot, lembra que o projeto foi todo elaborado por engenheiros do próprio Departamento, gerando uma economia de cerca de 58% aos cofres públicos.