Parece que neste final de temporada Gustavo Kuerten está se transformando num especialista em duplas. Pelo menos é o que mostra sua boa campanha no Masters Series de Paris. Ao lado do francês Cedric Pioline, Guga derrotou a dupla número 1 do mundo, formada por Mark Knowles, das Bahamas, e Daniel Nestor, do Canadá, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/3), garantindo a classificação para as semifinais do torneio.
Na próxima rodada, Guga e Pioline terão outro time de especialistas pela frente: o sueco Jonas Bjorkman e o australiano Todd Woodbrigde. O tenista brasileiro deve estar buscando inspiração em Roland Garros, onde já conquistou três títulos. Afinal, é lá que ele tem treinado diariamente, ao lado de Pioline. Acontece que em Bercy, como em todas as competições indoors, há poucas quadras para treinos.
?Estou muito feliz de estar terminando a temporada com uma boa campanha em Paris, ainda mais tendo a oportunidade de ir todos os dias a Roland Garros?, disse Guga. ?Acho que a chave de nossa vitória diante de Kowles e Nestor foi a devolução de saque. Para a próxima partida, é lógico, espero por mais uma pedreira, mas não falta motivação para tentar chegar à final e ao título.? A boa campanha de Guga na chave de duplas comprova a tese de que o tenista brasileiro tecnicamente está em um bom nível, mas sofre ainda com a falta de um condicionamento físico ideal. Como nas duplas não precisa correr tanto, a quadra fica menor, ele consegue mostrar todo seu talento mesmo nos sets mais disputados e demorados.
Na chave de simples, o Masters Series de Paris está vivendo momentos emocionantes com as definições das vagas para o Masters Cup de Xangai, que terá os oito melhores jogadores da temporada de 12 a 18 de novembro. A derrota do inglês Tim Henman para o francês Nicolas Escude, por 7/6 (7/5) e 6/4, garantiu a classificação de outros dois jogadores: o suíço Roger Federer, que derrotou Tommy Haas por 6/2 e 7/6 (7/2), e o espanhol Juan Carlos Ferrero, que já havia sido eliminado do torneio.
Nos outros jogos, Lleyton Hewitt ganhou de Yevgeny Kafelnikov por 6/2 e 7/6 (7/1) e hoje enfrenta o suíço Roger Federer. Paradorn Srichaphan venceu Guillermo Cañas por 6/1 e 6/4 e joga com Andy Roddik, que superou Andrei Pavel por 7/6 (7/5) e 6/4. Andre Agassi joga com Carlos Moya, que eliminou Sebastien Grosjean por 6/7 (7/2), 6/4 e 6/3.