Portugal é o novo algoz do Brasil. Hoje, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari ganhou do time dirigido por Dunga por 2 a 0, em jogo amistoso disputado no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra. É a primeira derrota do time brasileiro sob o comando do novo técnico, que assumiu após a última Copa do Mundo na Alemanha, no ano passado.
Assim, com esta derrota, o time brasileiro perdeu uma invencibilidade de quatro anos e 23 jogos. A derrota anterior havia sido em 2003 justamente para a própria seleção portuguesa, por 2 a 1. Dunga, que dirigiu o time pela oitava vez, continua pelo menos com um desempenho positivo, pois perdeu um de oito jogos disputados.
As próximas partidas da seleção brasileira serão amistosas. Nos dias 24 e 28 de março, mas os adversários e os locais ainda não estão definidos.
Bons lances, domínio, mas poucos chutes
A partida em Londres teve momentos de domínio para os dois times mas o melhor entrosamento de Portugal lhe trouxe vantagens. No primeiro tempo o Brasil chegava mas pecava nas finalizações. Teve chances com Elano, Kaká e Rafael Sóbis, mas a melhor foi aos 42 minutos, quando Elano bateu uma falta que desviou na marcação e sobrou para Lúcio, que chutou a bola na trave.
Depois disso, no segundo tempo, a seleção portuguesa foi bem melhor. Esteve mais tempo no ataque e sempre procurou criar chances, mas também finalizava mal. Cristiano Ronaldo, até ser substituído, era o mais acionado. O Brasil só melhorou quando entraram Diego e Daniel Alves. Adriano, que entrou no intervalo, também tentou, mas nada fez.
O gol de Portugal foi sair aos 36 minutos. Numa bola recuperada após um chute de Helton, Quaresma, pela direita, cruzou para a entrada da área, onde Simão chutou antes da bola cair para acertar o gol. Aos 43, Hugo Viana cruzou de novo da direita e Ricardo Carvalho chutou para marcar e garantir a vitória da seleção lusitana.
Ficha técnica: Brasil 0 x 2 Portugal
Brasil – Helton; Maicon (Daniel Alves), Lúcio, Juan (Luisão) e Gilberto; Edmílson (Tinga), Gilberto Silva, Elano e Kaká; Rafael Sóbis (Adriano) e Fred (Diego). Técnico: Dunga
Portugal – Ricardo; Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho (Fernando Meira) e Caneira (Paulo Ferreira); Petit, Tiago (Moutinho) e Deco (Hugo Viana) e Quaresma; Postiga (Nuno Gomes) e Cristiano Ronaldo (Simão). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols – Simão, aos 36, e Ricardo Carvalho, aos 43 minutos do segundo tempo. Árbitro – Martin Atkinson (ING)
Cartão amarelo – Edmílson e Tiago.
Público e renda – Não disponíveis.
Local – Emirates Stadium, em Londres (ING).