A Comissão de Mediação de Conflitos Agrários da Secretaria da Segurança Pública promoveu a desocupação de duas fazendas, ocupadas por trabalhadores sem terra, em Miraselva, região Norte do estado. Nesta quarta-feira (13), cerca de 1.600 pessoas saíram pacificamente, das fazendas Vanguarda e Nossa Senhora das Graças, sem intervenção da Polícia Militar.
A reintegração de posse foi realizada após longa negociação entre o Governo do Paraná e os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que estavam no local. A comissão estabeleceu a negociação e forneceu a estrutura necessária para a desocupação. Quatrocentas famílias foram encaminhadas para Fazenda Quem Sabe, que está sendo comprada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e fica próxima das duas fazendas ocupadas.
A Fazenda Vanguarda estava ocupada desde o dia 3 de junho de 2003 e a Nossa Senhora das Graças, desde o dia 18 de maio de 2003. Com mais estas duas desocupações, já são 99 reintegrações de posse promovidas pela Secretaria da Segurança, desde o inicio do governo Requião, em 2002.