Brasília (AE) – O secretário de Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira, disse há pouco que hoje se encerra o processo de rastreamento e análise das condições sanitárias de animais oriundos dos Estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná que entraram no Estado de São Paulo. Segundo ele, até agora nenhum sinal de aftosa foi encontrado nesses animais. Foram rastreados 802 bovinos, 752 suínos, 39 ovinos e 20 caprinos.
O secretário disse que medidas de proteção e segurança serão mantidas para evitar o ingresso, no Estado, de animais em pé e carne com osso procedentes dos dois Estados em que foram detectados os focos de aftosa. Duarte Nogueira participa do seminário "Alerta à Nação – Grito do Campo", que se realiza no Auditório Petrônio Portella do Senado, sob promoção conjunta das Comissões da Agricultura do Senado e da Câmara.
No início da tarde, Duarte e secretários de Agricultura de outros Estados terão reunião com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel. No encontro, segundo Duarte, os secretários querem definir protocolos e orientações para unificação de ações em busca de focos de aftosa, vacinação e outras providências que devem ser adotadas por todos quando surgirem suspeitas da existência da doença. "A falta de orientação acaba fazendo com que os Estados fiquem guerreando entre si", afirmou o secretário.