A draga que tombou no Terminal Ponta do Félix, em Antonina, será desvirada nesta terça-feira (12). O anúncio foi feito por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que acompanham os trabalhos de retirada da embarcação.

continua após a publicidade

Uma falha no sistema de sustentação da draga causou sua desestabilização e tombamento devido à força da maré, ocasionando a submersão e virada do equipamento em 180o .

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, será utilizado um sistema de cabos atrelados a dois caminhões para desvirar a draga. ?Após a reordenação da embarcação, o próximo passo será a certificação de que não há mais óleo em qualquer parte da draga?, explicou.

A draga pertencia à empresa Mineiração Serra da Prata e estava realizando trabalhos para a ampliação do porto. No total a draga estava abastecida com 5,5 mil litros de óleo diesel, mas apenas 100 vazaram no momento do acidente.

continua após a publicidade

A empresa proprietária da embarcação promoveu os trabalhos de retirada do combustível. O produto transbordado foi armazenado em um tanque de nove mil litros que foi colocado sobre a draga. A draga deverá ser desvirada durante a tarde desta terça-feira.