Cuiabá – A Justiça concedeu habeas corpus ao dono da Planam Luiz Antonio Vedoin. O Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília considerou que, depois de mais de um mês preso, ele deve ser solto pela Polícia Federal ainda nesta terça-feira (31).

continua após a publicidade

A decisão do desembargador Cândido Ribeiro foi acatada pelos outros juízes. A Justiça alega que houve excesso na manutenção de sua prisão, já que ele tinha prisão preventiva, de no máximo 30 dias. Assim que a ordem chegar em Cuiabá, Vedoim deve ser solto.

De todos os acusados de envolvimento no caso, Vedoin era o único que ainda está preso. O petista Valdebran Padilha, acusado de ser um dos intermediadores da negociação de documentos contra políticos tucanos, Gedimar Passos, ex-funcionário da campanha de Lula e acusado de comprar o dossiê, e Paulo Roberto Trevisan, tio de Vedoin, tiveram seus pedidos de renovação de prisão temporária negados em setembro.

Luiz Antônio Vedoin está preso desde o dia 15 de setembro acusado de tentar vender dossiê que comprovaria a participação de políticos do PSDB no esquema de venda superfaturada de ambulâncias por meio de emendas ao Orçamento da União. Ele é dono da Planam, empresa que organizava o esquema, e é investigada pela Justiça Federal, Polícia Federal e pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas.

continua após a publicidade